metropoles.com

Lula condena postura de Israel e critica Netanyahu: “Genocídio”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu esforço diplomático para que hostilidades do governo de Israel sejam cessadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sam Prancher/Metrópoles
Presidente Lula em coletiva em Nova York - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula em coletiva em Nova York - Metrópoles - Foto: Sam Prancher/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante entrevista coletiva em Nova York, nesta quarta-feira (25/9), que condena veementemente o comportamento do governo de Israel.

Segundo o chefe do Executivo brasileiro, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu está promovendo ações que ele considera equivalentes a “genocídio”.

“Condeno de forma veemente esse comportamento do governo de Israel e eu tenho certeza que a maioria do povo não concorda com esse genocídio. A humanidade não pode conviver e aceitar com normalidade o que está acontecendo em Israel, na Faixa de Gaza, no Líbano e na Cisjordânia ocupada”, disse Lula.

A fala do presidente se insere no contexto de um agravamento das tensões no Oriente Médio, com frequentes confrontos entre forças israelenses e grupos armados.

Na segunda-feira (23/9), uma ofensiva de Israel contra o grupo Hezbollah matou 500 pessoas e deixou mais de 1,6 mil feridos no Líbano. Na Palestina, o conflito com o Hamas já deixou mais de 40 mil mortos.

Lula pediu um esforço diplomático maior por parte das nações que apoiam o governo israelense, para que as hostilidades possam ser cessadas.

“Já foram feitas várias discussões no conselho de segurança, várias tentativas de paz e cessar-fogo aprovadas e que ele [Netanyahu] não cumpre. Eu acho que os países que dão sustentação aos discursos de Netanyahu precisam começar a fazer um esforço maior para que esse genocídio pare”, ressalta o petista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?