Lula comemora libertação de Assange: “Vitória democrática”
“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje”, disse Lula. Assange terá mais uma audiência nesta terça, essa em solo norte-americano
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (25/6), a libertação do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, após ficar preso na Inglaterra por cinco anos.
“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).
Segundo o WikiLeaks, Assange viajou para as Ilhas Mariana do Norte após ser liberado pelo Supremo Tribunal de Londres. O local é território dos Estados Unidos e será palco de outra audiência sobre o destino do jornalista, ainda nesta terça.
Assange é acusado de vazar milhares de documentos sigilosos do governo norte-americano. Lula tem sido um dos grandes defensores de que o jornalista estava apenas cumprindo seu papel profissional.
A mídia norte-americana apontou que o fundador do WikiLeaks vai se declarar culpado em troca de liberdade, na expectativa que a Justiça dos Estados Unidos considere o tempo de prisão já cumprido como uma pena suficiente.