metropoles.com

Lula comemora libertação de Assange: “Vitória democrática”

“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje”, disse Lula. Assange terá mais uma audiência nesta terça, essa em solo norte-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Jack Taylor/Getty Images
Julian Assange, fundador do WikiLeaks - Metrópoles
1 de 1 Julian Assange, fundador do WikiLeaks - Metrópoles - Foto: Jack Taylor/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (25/6), a libertação do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks, após ficar preso na Inglaterra por cinco anos.

“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

Segundo o WikiLeaks, Assange viajou para as Ilhas Mariana do Norte após ser liberado pelo Supremo Tribunal de Londres. O local é território dos Estados Unidos e será palco de outra audiência sobre o destino do jornalista, ainda nesta terça.

Assange é acusado de vazar milhares de documentos sigilosos do governo norte-americano. Lula tem sido um dos grandes defensores de que o jornalista estava apenas cumprindo seu papel profissional.

A mídia norte-americana apontou que o fundador do WikiLeaks vai se declarar culpado em troca de liberdade, na expectativa que a Justiça dos Estados Unidos considere o tempo de prisão já cumprido como uma pena suficiente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?