metropoles.com

Lukashenko se oferece para mediar encontro entre Biden e Putin

Presidente da Belarus, aliado de Putin, disse estar pronto para mediar reunião entre “dois agressores e o presidente amante da paz”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mikhail Svetlov/Getty Images
CIS and EEU Summits in Saint Petersburg
1 de 1 CIS and EEU Summits in Saint Petersburg - Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

Com a crescente tensão entre Estados Unidos e Rússia, o presidente da Belarus, Aleksandr Lukashenko, se ofereceu para mediar uma reunião entre Vladimir Putin e Joe Biden.

“Se ele estiver disposto, estamos prontos para recebê-lo em Minsk e ter uma conversa séria”, disse o aliado de Putin em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16/2) divulgada pela agência estatal Belta.

O presidente da Belarus ironizou as relações com os Estados Unidos, e afirmou estar pronto para reunir Putin e Biden, em uma reunião trilateral entre “dois agressores e o presidente amante da paz”. “Garanto que Vladimir Putin virá. Vamos sentar e resolver o problema. Seremos capazes de resolver todos os problemas aqui”, declarou.

Contudo, o presidente da Belarus, considerado a última ditadura da Europa, disse não acreditar que Biden aceitará o convite, e criticou a ida do chefe de estado dos EUA a Polônia no próximo dia 20, quando a invasão russa na Ucrânia completa um ano.

“Infelizmente ele não virá. Embora devesse, para acabar com a guerra, para evitar mais perdas de vidas. Ele ficará na Polônia, porque a Polônia é a hiena da Europa e desempenha o papel mais ativo na escalada da guerra na Ucrânia hoje”, disse.

A fala de Lukashenko acontece após a Polônia, que faz fronteira com Belarus, aumentar a ajuda militar para a Ucrânia. Em janeiro, o país se juntou ao Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha ao anunciar o envio de tanques Leopard 2 para auxiliar as forças armadas ucranianas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?