metropoles.com

Lukashenko diz que Belarus pode “ensinar a proteger direitos humanos”

Apesar de acusações na ONU, Lukashenko diz que Belarus, China e Rússia podem ensinar respeito aos direitos humanos para o Ocidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mikhail Svetlov/Getty Images
Russian President Vladimir Putin receives CIS Leaders in Sochi
1 de 1 Russian President Vladimir Putin receives CIS Leaders in Sochi - Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

Em discurso realizado nesta sexta-feira (31/3), Alexander Lukashenko se ofereceu para, ao lado de Rússia e China, ensinar países do Ocidente a proteger os direitos humanos.

“É hora de nós, de Belarus, Rússia e China, escrevermos um conceito para proteger os direitos dos americanos e europeus comuns, ou fazer recomendações aos Estados Unidos e à União Europeia sobre como garantir a segurança e os direitos de seus cidadãos”, disse o líder de Belarus, conhecido como o último ditador da Europa. “Poderíamos compartilhar a nossa experiência”, sugeriu.

A fala de Lukashenko, o principal aliado de Putin na Europa, acontece poucos dias após o Conselho de Direitos Humanos da ONU receber denúncias de violações em Belarus.

A vice-alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Nada Al-Nashif, afirmou que sistemáticas práticas de tortura e maus-tratos contra opositores foram documentadas. O Gabinete da Alta Comissária para os Direitos Humanos ainda afirmou que as violações em Belarus podiam constituir crimes contra a humanidade.

O discurso de Lukashenko ainda contradiz o histórico recente do país, que condenou o ativista dos direitos humanos Ales Bialiatski, vencedor do Nobel da Paz em 2022, a 10 anos de prisão.

Julgado dentro de uma jaula sob a acusação de financiar protestos contra o regime de Lukashenko, Bialiatski foi condenado a 10 anos de prisão por atentado contra a ordem pública.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?