metropoles.com

Lukashenko confirma envio de armas nucleares da Rússia para Belarus

O principal aliado de Putin no Leste Europeu confirmou que ogivas nucleares russas já estão sendo transferidas para Belarus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Putin Meets Belarussian Counterpart Lukashenko In Minsk
1 de 1 Putin Meets Belarussian Counterpart Lukashenko In Minsk - Foto: Contributor/Getty Images

Aleksandr Lukashenko anunciou, nessa quinta-feira (25/5), que a transferência de armas nucleares da Rússia para Belarus já começou.

“Tivemos que preparar o local para seu armazenamento [das armas táticas]. Fizemos isso. É por isso que a transferência das cargas nucleares já começou”, disse o Lukashenko, conhecido como o último ditador da Europa.

O início do envio de armas nucleares russas para o território que pertenceu a extinta União Soviética acontece cerca de três meses após o líder da Rússia, Vladimir Putin, anunciar que despacharia ogivas para Belarus, onde mantém boa relação com o governo de Lukashenko.

De acordo com o presidente de Belarus, um decreto sobre a transferência das armas foi discutido na véspera do Fórum Econômico da Eurásia, realizado na última quarta-feira (24/5). Um dia depois, os ministros da Defesa dos dois países assinaram os documentos sobre o armazenamento das ogivas nucleares em território bielorrusso.

O posicionamento de armas de destruição em massa no território de Belarus, que compartilha 1.000 km de fronteira com a Ucrânia, acontece no momento em que a Rússia aumenta cada vez mais a retórica nuclear.

Recentemente, diversas autoridades do país comandado por Putin fizeram ameaças envolvendo armas nucleares. Além disso, a Rússia aumentou o seu arsenal de armas de destruição em massa entre 2022 e 2023, somando 4.489 ogivas.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?