Lukashenko confirma envio de armas nucleares da Rússia para Belarus
O principal aliado de Putin no Leste Europeu confirmou que ogivas nucleares russas já estão sendo transferidas para Belarus
atualizado
Compartilhar notícia
Aleksandr Lukashenko anunciou, nessa quinta-feira (25/5), que a transferência de armas nucleares da Rússia para Belarus já começou.
“Tivemos que preparar o local para seu armazenamento [das armas táticas]. Fizemos isso. É por isso que a transferência das cargas nucleares já começou”, disse o Lukashenko, conhecido como o último ditador da Europa.
O início do envio de armas nucleares russas para o território que pertenceu a extinta União Soviética acontece cerca de três meses após o líder da Rússia, Vladimir Putin, anunciar que despacharia ogivas para Belarus, onde mantém boa relação com o governo de Lukashenko.
De acordo com o presidente de Belarus, um decreto sobre a transferência das armas foi discutido na véspera do Fórum Econômico da Eurásia, realizado na última quarta-feira (24/5). Um dia depois, os ministros da Defesa dos dois países assinaram os documentos sobre o armazenamento das ogivas nucleares em território bielorrusso.
O posicionamento de armas de destruição em massa no território de Belarus, que compartilha 1.000 km de fronteira com a Ucrânia, acontece no momento em que a Rússia aumenta cada vez mais a retórica nuclear.
Recentemente, diversas autoridades do país comandado por Putin fizeram ameaças envolvendo armas nucleares. Além disso, a Rússia aumentou o seu arsenal de armas de destruição em massa entre 2022 e 2023, somando 4.489 ogivas.