metropoles.com

Liz Truss admite erros na economia, mas promete permanecer no cargo

Novo ministro das Finanças do país, Jeremy Hunt reverteu a maior parte do plano econômico anunciado anteriormente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
House of Commons/PA Images via Getty Images
jeremy hunt e liz truss
1 de 1 jeremy hunt e liz truss - Foto: House of Commons/PA Images via Getty Images

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, admitiu em entrevista à BBC ter cometido erros com as políticas econômicas anunciadas pouco após ter assumido o cargo. “Peço desculpas por esses erros, mas eu os corrigi”, assegurou.

Jeremy Hunt, novo ministro das Finanças do Reino Unido, descartou o plano econômico apresentado pelo seu antecessor, Kwasi Kwarteng, que incluía cortes de impostos e teto para a energia elétrica. “Foi errado voar às cegas e anunciar esses planos sem garantir às pessoas com a anuência do Escritório de Responsabilidade Orçamentária que realmente podemos pagar por eles”, apontou.

Hunt reverteu os cortes e disse que a manutenção das taxas pode provocar uma arrecadação de cerca de 32 bilhões de libras por ano. Diante da crise dos preços da energia no país devido à guerra, o rescaldo da pandemia de Covid-19 e o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), ele afirmou que o período para subsidiar as contas de energia no inverno deveria durar dois anos e então, gradativamente, ir reduzindo. “O objetivo mais importante para o nosso país agora é a estabilidade”, disse ele.

“Queria agir para ajudar as pessoas a pagar suas contas de energia e enfrentar a questão dos altos impostos, mas fomos longe demais”, admitiu Liz Truss. A primeira-ministra também se comprometeu a permanecer no cargo até a próxima eleição, em 2025, uma vez que “foi eleita para entregar resultados para o país”.

Alguns nomes do Partido Conservador, porém, já defendem que a primeira-ministra seja substituída. Membro do parlamento, Charles Walker disse que os dias de Truss “estão contados” e que a líder teria uma ou duas semanas para mostrar resultados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?