metropoles.com

Presidente da UE após acordo com Mercosul: “Vitória para Europa”

Líderes concluíram acordo Mercosul-União Europeia após mais de 20 anos de negociações. Aliança foi selada no Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Presidentes Javier Milei, Lacalle Pou, Ursula von der Leyen, Lula e Santiago Peña na cúpula do Mercosul - Metrópoles
1 de 1 Presidentes Javier Milei, Lacalle Pou, Ursula von der Leyen, Lula e Santiago Peña na cúpula do Mercosul - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidentes e líderes mundiais concluíram, nesta sexta-feira (6/12), o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A ratificação do acordo comercial ocorreu após mais de 20 anos de negociação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um dos participantes da Cúpula de Líderes do Mercosul, no Uruguai.

O presidente uruguaio, Lacalle Pou, foi o primeiro a discursar. “Queremos sair com o acordo e, saindo disso, precisamos ir para a essência do que nos trouxe até aqui. Sabemos quão fácil é destruir e quão difícil é construir. Ficar firmes no que nos une”, afirmou.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, falou logo em seguida, reforçando a assinatura do acordo. “Parabenizar os negociadores, que trabalharam de forma incansável durante anos por um acordo ambicioso e equilibrado, e teve sucesso, o laço do Mercosul, que é um dos mais fortes do mundo. É um laço que se ancora na confiança”, disse.

“Acordo com Mercosul é vitória para Europa”, ressaltou Ursula.

Em postagem na rede social X, o presidente Lula celebrou o acordo. “Após mais de duas décadas, concluímos as negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia”, escreveu.

Veja aqui o anúncio:

As negociações para o fechamento do acordo Mercosul-UE tiveram início em 1999, travaram ao longo das últimas décadas, mas foram retomadas nos últimos meses a pedido da Comissão Europeia.

Resistência francesa

O maior obstáculo para firmar o acordo era o setor da agricultura na Europa, especialmente na França, que teme perder dinheiro e espaço com a cooperação do Mercosul.

Essa questão foi reaquecida por falas do diretor do Carrefour e de um deputado francês contra a carne do bloco latino-americano, principalmente a brasileira. Apesar disso, tanto no Palácio do Planalto quanto no Itamaraty sempre mostraram otimismo para firmar o contrato neste ano.

“Se os franceses não quiserem o acordo, eles não apitam mais nada, quem apita é a Comissão Europeia. E a Ursula von der Leyen [presidente da Comissão Europeia] tem procuração para fazer o acordo, e eu pretendo assinar esse acordo neste ano ainda. Tirar isso da minha pauta”, comentou Lula na última semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?