metropoles.com

Líderes mundiais parabenizam Donald Trump

Apesar de o ex-presidente ainda não ter sido declarado eleito oficialmente, a imprensa dos EUA já projeta Trump como presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
imagem colorida netanyahu trump
1 de 1 imagem colorida netanyahu trump - Foto: Reprodução/Redes sociais

Líderes mundiais parabenizaram Donald Trump após a projeção dos veículos de imprensa, incluindo a Associated Press (AP), de que ele está eleito como 47º presidente dos Estados Unidos. A projeção aconteceu às 4h25 quarta-feira (6/11), horário de Brasília, quando ele atingiu 267 dos 270 delegados necessários.

Logo após a projeção, Trump fez um discurso na Flórida em que se declarou vitorioso e onde reiterou que vai cumprir suas promessas e tornar a “América grande novamente” para os norte-americanos.

Por meio do X, o premiê israelense Benjamin Netanyahu felicitou Trump por seu “retorno histórico à Casa Branca”.

Também pelas redes sociais, Emmanuel Macron, presidente da França, afirmou que está disposto a trabalhar com o americano “com respeito e ambição”. “Com as suas convicções e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”, acrescentou o chefe de Estado francês em seu comunicado.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que Trump teve “vitória impressionante”.

“Agradeço o compromisso do presidente Trump com a abordagem de ‘paz através da força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode, na prática, aproximar uma paz justa na Ucrânia”, disse Zelensky na rede social X.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também se posicionou. “Parabéns, presidente eleito Trump, por sua vitória histórica nas eleições. Estou ansioso para trabalhar com Trump nos próximos anos. A relação Reino Unido-EUA continuará a prosperar.”

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que apoiou abertamente a candidatura presidencial de Donald Trump, disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, ainda antes da divulgação da projeção da AP, que o republicano estava “no caminho para uma bela vitória”.

“Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie”, disse Nayib Bukele, presidente de El Salvador.

O escritório presidencial da Coreia do Sul afirmou que irá construir uma “parceria de segurança perfeita” com a nova administração dos EUA.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de direita, ofereceu seus “mais sinceros parabéns” a Trump e disse que os EUA e a Itália têm uma “aliança inabalável”. “É um vínculo estratégico, que tenho certeza de que agora fortaleceremos ainda mais”, afirmou.

Javier Milei, presidente da Argentina, também parabenizou Donald Trump. Em uma publicação na rede social X, Milei disse que “estende as mais sinceras felicitações” ao povo dos Estados Unidos da América pela “exemplar jornada democrática”. Além disso, o argentino reafirmou o compromisso do país de “continuar fortalecendo nossa aliança e trabalhando pelos laços históricos de amizade que nos unem, em benefício de ambas as nações e de nossos povos.”

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, ofereceu seus “sinceros” parabéns a Donald Trump por sua vitória eleitoral. Lai, em uma declaração publicada no X, disse estar “confiante” de que a parceria Taiwan-EUA continuará a servir como uma pedra angular para a estabilidade regional [e] levará a uma maior prosperidade para todos nós”.

Posição estratégica

Já a China espera uma “coexistência pacífica” com os Estados Unidos, declarou nesta quarta uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

“Continuarem focando e administrando as relações entre China e Estados Unidos com base nos princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação benéfica para todos”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.

“Depois que os resultados das eleições americanas forem divulgados e anunciados oficialmente, trataremos dos assuntos relacionados de acordo com a prática habitual”, acrescentou ao ser questionada se o presidente chinês, Xi Jinping, telefonaria a Trump.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?