Compartilhar notícia
A declaração final da 16ª Cúpula de Chefes de Estado dos Brics foi divulgada nesta quarta-feira (23/10), em Kazan, na Rússia. Na declaração, as autoridades resumiram os resultados da presidência russa neste ano e definiram as prioridades para o futuro.
“Foi preparada uma declaração final, que contém avaliações gerais do estado das questões mundiais, resume os resultados da presidência russa no Brics e define as referências de interação a longo prazo”, disse Putin.
O documento é composto por um prefácio e quatro seções: “Fortalecimento das relações multilaterais no interesse de uma ordem mundial mais justa e democrática”, “Fortalecimento da cooperação no interesse da estabilidade e segurança global e regional”, “Aprofundamento da cooperação financeira e econômica no interesse do desenvolvimento global equitativo” e “Expansão dos intercâmbios humanitários no interesse do desenvolvimento socioeconômico”.
“Reafirmamos a importância de enfatizar a solidariedade e aprimorar a colaboração entre os países do Brics com base em nossos interesses comuns e prioridades-chave e aprofundar nossa parceria estratégica”, informa o documento.
A declaração enfatiza o interesse significativo do Sul Global nos Brics e aprova a “modalidade do status de país-parceiro dos Brics”. Os líderes acreditam que a expansão da parceria do Brics com os países em desenvolvimento aumentará a cooperação internacional.
A Cúpula dos Brics teve início em Kazan no dia 22 de outubro e será concluída no dia 24 de outubro. No último dia do evento, estão programadas reuniões no formato BRICS+.
Leia mais reportagens como essa na Tv Brics, parceira do Metrópoles.