metropoles.com

Ameaça do Estado Islâmico continua e um líder é morto na Síria

Um líder do Estado Islâmico foi morto no último domingo (16/6), na Síria, por militares dos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

History Archive/Universal Images Group via Getty Images
Imagem colorida mostra membro do Estado Islâmico em cima de um tanque segurando uma bandeira do grupo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra membro do Estado Islâmico em cima de um tanque segurando uma bandeira do grupo - Metrópoles - Foto: History Archive/Universal Images Group via Getty Images

Um líder do Estado Islâmico (Isis) foi morto por militares norte-americanos no último domingo (16/6), na Síria. A informação foi divulgada pelo Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) em comunicado no X, antigo Twitter.

Segundo a divisão, Usamah Jamal Muhammad Ibrahim al-Janabi foi morto em um ataque aéreo no país. O homem foi descrito por militares dos EUA como “um alto funcionário e facilitador do Isis”.

Apesar de ter conquistado partes dos territórios de Iraque e Síria no início da década de 2010, o Isis começou a perder influência no Oriente Médio a partir de 2017, quando o último reduto do grupo terrorista foi retomado pelo governo iraquiano.

Na Síria, uma coalização internacional anunciou a vitória contra o grupo que reivindica a criação de um califado – Estado governado por um sucessor direto do profeta Maomé – em 2019.

Com a queda no Oriente Médio, o Estado Islâmico migrou principalmente para a África e aumentou sua atividade em países do Sahel.

Mesmo com o declínio, o Isis continuou sendo o grupo terrorista que mais mata ao redor do mundo. Segundo dados do último relatório Global Terrorism Index, divulgado pelo Instituto para Economia e Paz, o Estado Islâmico foi responsável por 1.636 mortes em 2023.

Ainda que tenha migrado para outro continente, a presença do grupo no Oriente Médio ainda é notável, como no atentado que matou 84 pessoas no Irã em janeiro deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?