metropoles.com

Líder do Hezbollah morto queria um cessar-fogo, diz ministro libanês

Hassan Nasrallah teria concordado com um cessar-fogo de 21 dias proposto pelos EUA e pela França poucos dias antes de ser morto por Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Abdallah Bou Habib, ministro do exterior do Líbano
1 de 1 Imagem colorida de Abdallah Bou Habib, ministro do exterior do Líbano - Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores do Líbano, Abdallah Bou Habib, disse, nessa quarta-feira (2/10), que o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, havia concordado com um cessar-fogo de 21 dias proposto pelos EUA e pela França poucos dias antes de ser morto por Israel em um ataque a Beirute, capital do Líbano.

“Ele [Nasrallah] concordou, ele concordou”, disse Bou Habib a Christiane Amanpour, em entrevista à CNN.

“Nós concordamos completamente. O Líbano concordou com um cessar-fogo, mas consultando o Hezbollah. O presidente da [Câmara Libanesa], Nabih Berri, consultou o Hezbollah e informamos aos americanos e aos franceses sobre o que aconteceu. E eles nos disseram que o senhor [primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu também concordou com a declaração emitida por ambos os presidentes [Biden e Macron]”, ressaltou Bou Habib.

Habib disse que o conselheiro sênior da Casa Branca, Amos Hochstein, estava pronto para ir ao Líbano para negociar o cessar-fogo.

“Eles nos disseram que o Sr. Netanyahu concordou com isso e então também obtivemos o acordo do Hezbollah sobre isso e você sabe o que aconteceu desde então”, afirmou o ministro.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, teria dito que o Irã havia se abstido de retaliar pelo assassinato israelense do líder do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã por causa das promessas “inteiramente falsas” dos EUA e da Europa de que um cessar-fogo em Gaza era iminente.

“Dar mais tempo a esses criminosos só os encorajará a cometer ainda mais atrocidades”, disse ele em uma reunião de gabinete, de acordo com a agência de notícias turca Anadolu.

Com informações do The Guardian.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?