metropoles.com

Líder do Estado Islâmico é morto pelos EUA em ataque com drone

Maher al-Agal era uma das 5 principais lideranças do grupo jihadista na Síria; ele foi morto perto da fronteira com a Turquia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra um jihadista segurando uma bandeira do Estado Islâmico - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra um jihadista segurando uma bandeira do Estado Islâmico - Metrópoles - Foto: Reprodução

O líder do grupo territorista Estado Islâmico (Isis) na Síria, Maher al-Agal, foi morto por um ataque aéreo comandado pelos Estados Unidos (EUA) nesta terça-feira (12/7).

Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, ele foi alvejado por um drone durante uma operação ao noroeste do país. Em comunicado, a agência estadunidense informou que um “alto funcionário” do grupo foi gravemente ferido.

“Um alto funcionário intimamente associado a Maher ficou gravemente ferido durante o ataque. Um planejamento extensivo foi feito para esta operação para garantir sua execução bem-sucedida. Revisão inicial indica que não houve vítimas civis”, diz a nota.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, uma fonte de referência na região, confirmou que Agal foi morto no ataque.

A morte ocorreu na região de Jindaris, próxima à fronteira da Síria com a Turquia. Maher al-Agal era uma das cinco principais lideranças do grupo, que luta contra o enfraquecimento diante da perda de líderes e de grandes extensões de território, desde 2019.

O porta-voz do Comando Central do Departamento de Defesa, tenente-coronel Dave Eastburn, defende que “a remoção desses líderes do grupo terrorista interromperá a capacidade da organização terrorista de planejar e realizar ataques globais”.

O ataque ocorreu cinco meses após Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, então número um do grupo jihadista, ser morto pelos Estados Unidos ao norte da Síria. Em 2019, forças estadunidenses também mataram Abu Bakr al-Baghdadi, antecessor de al-Qurayshi.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?