Líder da UE anuncia acordo com Reino Unido sobre Brexit
Declaração foi feita horas antes de uma reunião de governantes do bloco, que devem apoiar a medida
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, comunicou nesta quinta-feira (17/10/2019) um “acordo” sobre o Brexit entre Reino Unido e a União Europeia (UE). O anúncio foi feito horas antes de uma reunião de governantes do bloco, que devem apoiar a medida.
“Onde há vontade, há acordo. Nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido (…). Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo”, escreveu Juncker no Twitter.
????? Where there is a will, there is a #deal – we have one! It’s a fair and balanced agreement for the EU and the UK and it is testament to our commitment to find solutions. I recommend that #EUCO endorses this deal. pic.twitter.com/7AfKyCZ6k9
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) October 17, 2019
Aliado dos conservadores do primeiro-ministro, Boris Johnson, no Parlamento britânico, o Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, reafirmou que segue em oposição ao acordo negociado entre Londres e a UE, tornando incerta a aprovação.
Nessa quarta-feira (16/10/2019), as equipes negociadoras da UE e do Reino Unido se reuniram para tentar desbloquear o Brexit. Após um dia inteiro de negociações, “houve avanços, mas ainda há muito trabalho por fazer”, afirmou um porta-voz de Johnson.
O premiê reuniu os principais ministros na quarta para dizer que há “uma possibilidade de conseguir um bom acordo”, completou o porta-voz. “Há uma série de assuntos pendentes”, admitiu.
“Quero crer que um acordo está a ponto de ser finalizado”, destacou o presidente francês, Emmanuel Macron, depois de se reunir com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Toulouse.
O Brexit está previsto para 31 de outubro, mas Londres tem até o próximo sábado (19/10/2019) para conseguir um pacto com a UE. Caso contrário, deve pedir nova prorrogação, conforme imposto por uma lei do Parlamento britânico adotada em setembro.