Líder da oposição russa, Alexei Navalny é condenado a 19 anos de prisão
A pena imposta a Alexei Navalny lança um alerta sobre a perseguição a opositores do governo Putin
atualizado
Compartilhar notícia
Após ser considerado culpado de acusações de terrorismo, financiamento de atividades extremistas e criação de organização extremista, o líder da oposição russa, Alexei Navalny, de 47 anos, foi condenado a 19 anos de prisão.
Navalny já liderou manifestações de rua contra o presidente russo, Vladimir Putin, criou a oposição política, e revelou os detalhes do estilo de vida de oficiais do país. A Rússia o sentenciou à prisão por uma série de crimes que ele afirma terem sido forjados. O julgamento aconteceu de portas fechadas na colônia penal IK-6.
“Para um novo, livre e rico país nascer, é preciso ter país. Aqueles que querem, esperam e estão dispostos a fazer sacrifícios para seu nascimento”, afirmou Navalny durante seu julgamento.
Veja o que determina a sentença de Navalny:
- Verá a família apenas uma vez por ano;
- Receberá apenas uma encomenda em cada ano;
- Está proibido de falar com outros presos;
- Será conduzido pela prisão com a cabeça abaixada sempre;
- Só pode caminhar ocasionalmente se o pátio estiver fechado;
A escalada de Putin contra opositores
Navalny já cumpre 11 anos e meio de prisão na colônia penal IK-6, que fica perto de Moscou, por fraude e outras acusações.
A prisão e aumento de pena de Navalny lança um alerta sobre a intensificação de perseguição a opositores do governo Putin, o que tem ocorrido desde o início da guerra contra a Ucrânia. E Navalny não está só: Vladimir Kara-Murza, outro opositor, recentemente foi sentenciado a 25 anos de prisão por traição e outros crimes após críticas à invasão russa.