Líbano: Israel ataca empresas financeiras patrocinadoras do Hezbollah
As Forças de Defesa de Israel realizaram uma série de ataques a dezenas de instalações e locais usados para financiar o Hezbollah
atualizado
Compartilhar notícia
As Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram, na madrugada desta segunda-feira (21/10), múltiplos ataques contra instalações e locais utilizados pelo grupo xiita Hezbollah para financiar as atividades militares no Oriente Médio. Os ataques aéreos ocorreram por todo o Líbano, incluindo a capital, Beirute.
Os bombardeios ocorreram logo após Israel emitir um alerta de evacuação para todos os civis que estivessem em regiões próximas às filiais da instituição financeira Al-Qard Al-Hasan Association, patrocinadora do Hezbollah.
“Durante a noite, a IDF conduziu uma série de ataques direcionados e baseados em inteligência contra dezenas de instalações e locais usados pela organização terrorista Hezbollah para financiar suas atividades terroristas contra o Estado de Israel. Os ataques foram conduzidos nas áreas de Beirute, sul do Líbano e profundamente dentro do território libanês”, confirmou o exército israelense no X.
“Antes dos ataques, várias medidas foram tomadas para mitigar o risco de ferir civis, incluindo avisos antecipados emitidos por meio de diferentes plataformas para a população civil na área. Esses ataques são parte dos esforços contínuos da IDF para degradar a infraestrutura terrorista do Hezbollah, suas capacidades militares e capacidade de reconstrução”, destacou Israel.
A Al-Qard Al-Hasan Association sofre sanções dos Estados Unidos desde 2007. Os EUA acusam a empresa de fornecer cobertura para as transações financeiras do Hezbollah. As autoridades do Tesouro norte-americano acusaram a Al-Qard Al-Hasan Association de drenar as finanças do Líbano e acumular moeda forte, mesmo que ela “pretenda servir ao povo libanês”.
“Esses fundos, que o Hezbollah usou para atividades terroristas, foram armazenados pela Associação Al-Qard al-Hassan, que financia diretamente as atividades terroristas do Hezbollah, incluindo a compra de armas e pagamentos a agentes da ala militar do Hezbollah. A organização terrorista Hezbollah armazena bilhões de dólares nas filiais da associação, incluindo dinheiro que era mantido diretamente sob o nome da organização terrorista”, concluiu a IDF.