metropoles.com

Legislação que permite o aborto voluntário na Argentina é assinada

Lei começa a valer depois de oito dias corridos. Decisão permite que mulheres façam aborto voluntário até a 14ª semana gestacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agustin Marcarian/Reuters
Aborto Argentina
1 de 1 Aborto Argentina - Foto: Agustin Marcarian/Reuters

A Argentina publicou oficialmente, nesta sexta-feira (15/1), a lei nº 27.610, que permite a interrupção voluntária da gravidez. O decreto foi divulgado no Diário Oficial do país e entra em vigência após oito dias corridos desde a publicação.

O aborto voluntário havia sido legalizado no último dia 30 de dezembro, em decisão histórica. Em votação no Senado argentino, a proposta conseguiu 38 votos favoráveis, 29 contrários e uma abstenção.

Em um evento no Museu do Bicentenário na quinta-feira (14/1), em Buenos Aires, o presidente Alberto Fernández promulgou a lei que permite a interrupção da gestação até a 14ª semana da gravidez.

“Este é um grande passo em direção à igualdade de direitos, dando às mulheres a possibilidade de decidir, e é o ponto culminante de um tempo de luta para muitas que durante anos lutaram para impedir o aborto de ser um crime que força a clandestinidade e a exposição aos riscos envolvidos”, disse o chefe do país.

Assistência pós-aborto

Além de permitir a interrupção voluntária da gravidez, a lei garante atenção pós-aborto a todas as mulheres e pessoas com outras identidades de gênero capazes de gerar uma criança.

A legislação ainda define que todos que decidirem fazer o procedimento devem ter total atenção dos serviços de saúde, “sem preconceito”. Além disso, o decreto afirma que o estado deve prevenir a gravidez indesejada por meio de “acesso à informação, educação sexual integral e métodos contraceptivos eficazes”.

Caso a gestante já tenha passado da 14ª semana de gravidez, o aborto só será permitido em casos de violência sexual ou se houver risco de morte para a mulher. Veja a legislação na íntegra.

aviso_239807 by Rebeca Borges

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?