metropoles.com

Lançamento de satélite espião norte-coreano falha, e objeto cai no mar

O primeiro satélite espião da Coreia do Norte visa monitorar as ações dos EUA e da Coreia do Sul, segundo o líder norte-coreano, Kim Jong-un

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/KCNA
Imagem colorida de Kim Jong-un realizando discurso na Coreia do Norte - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kim Jong-un realizando discurso na Coreia do Norte - Metrópoles - Foto: Reprodução/KCNA

O governo de Kim Jong-un comunicou, nesta quarta-feira (31/5), que a tentativa do lançamento do primeiro satélite de reconhecimento militar da Coreia do Norte no espaço não foi bem-sucedida. De acordo com a agência estatal KCNA, o objeto caiu no mar após apresentar falha no motor.

“O novo tipo de foguete transportador de satélite ‘Chollima-1’ lançado caiu no Mar Ocidental da Coreia depois de perder o impulso devido ao arranque anormal do motor de dois estágios, informa trecho da nota oficial.

Dias atrás, a Coreia do Norte informou que planejava lançar um satélite, entre 31 de maio e 11 de junho, para monitorar os Estados Unidos (EUA) e a Coreia do Sul. Em abril deste ano, o governo norte-coreano anunciou o fim da produção do equipamento de vigilância.

Para Kim, a medida visa lidar “com o grave ambiente de segurança no presente e no futuro” com os dois países.

Um porta-voz da Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial da Coreia do Norte atribuiu a queda à falha de “confiabilidade e estabilidade do novo tipo de sistema de motor introduzido no foguete transportador do satélite Chollima-1 e a instabilidade das especificações do combustível usado”.

Coreia do Norte é ameaçada após intenção de lançar satélite espião

O anúncio do satélite espião norte-coreano gerou insatisfação de diversos líderes mundiais. Entre eles o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

De acordo com porta-voz de Guterres, o secretário-geral condena veementemente o lançamento do aparato militar. Ele lembra que qualquer lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos é contrário às resoluções defendidas pelo Conselho de Segurança da ONU.

Guterres apela para que o governo norte-coreano cesse as tentativas e retome rapidamente o diálogo “para alcançar o objetivo da paz sustentável e a desnuclearização completa e verificável da Península Coreana”.

Um dos alvos do satélite espião, a Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte “pagará os preços devidos” caso prossiga com o lançamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?