Lago havaiano fica cor-de-rosa por conta de excesso de sal
Testes realizados mostram que os níveis de sal estão acima de 70 partes por mil (o dobro da registrada no mar)
atualizado
Compartilhar notícia
Os moradores da ilha de Mauai, Havaí (EUA), acordaram com uma visão inusitada. O Lago Kealia, na região, ficou rosa. Pesquisadores afirmam que o excesso de sal na água é a causa do fenômeno.
Testes realizados mostram que os níveis de sal estão acima de 70 partes por mil (o dobro da registrada no mar). Nessas condições, ocorre a proliferação de organismos unicelulares conhecidos como halobactérias, os quais prosperam nesse cenário. Por isso, a coloração rosa.
Embora gere boa fotos e uma cena curiosa, a tonalidade gera preocupação. Isso acontece, porque os altos níveis de sal fazem com que seja quase impossível para espécies de peixe sobreviverem na água, que também não pode ser consumida por outros animais.
O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, informou a causa da quantidade de bactérias no local ainda está sendo investigada pelo órgão, que monitora a situação desde o dia 30 de outubro.
É recomendado que as pessoas mantenham distância segura do área, não consumam nenhum peixe da água, nem entrem nela e caso passeiem pelo local com animais de estimação, garantam que eles não consumam a água.