metropoles.com

LA: previsão de ventos com força de furacão alerta para mais incêndios

No norte de Los Angeles, na Califórnia, os moradores estão preparados para novas ordens de evacuação devido aos incêndios florestais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Incêndios em LA
1 de 1 Incêndios em LA - Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (15/1), os meteorologistas alertaram sobre outra “situação climática particularmente perigosa” no norte de Los Angeles, na Califórnia (EUA), onde os moradores estão preparados para novas ordens de evacuação devido aos incêndios florestais.

Atualizações:

  • 84,8 mil pessoas foram avisadas de que poderiam receber ordens de evacuação devido ao risco de incêndio
  • outras 88 mil pessoas permanecem sob ordens de evacuação atuais.
  • autoridades disseram que pelo menos 25 pessoas morreram nos incêndios, mas esse número deve aumentar.
  • Pelo menos duas dúzias de pessoas foram dadas como desaparecidas, 18 delas no incêndio de Eaton, no nordeste de Los Angeles, e seis ao redor de Pacific Palisades.
  • Mais de 12 mil casas e prédios foram destruídos.
  • As estimativas colocam o custo dos danos em cerca de US$ 250 bilhões, o que pode torná-lo o incêndio mais caro da história americana.

Los Angeles e partes do condado de Ventura enfrentaram alertas de “risco extremo de incêndio” até esta quarta, com autoridades alertando sobre “risco significativo de rápida propagação do fogo” devido aos ventos de Santa Ana — que têm rajadas de até 75 mph.

A designação de “situação climática particularmente perigosa” é usada muito raramente e foi criada por meteorologistas para sinalizar “o extremo dos extremos”. Os ventos foram previstos para atingir quase a força de um furacão em algumas áreas. As informações são do jornal The Guardian.

Esta é a quarta vez nos últimos meses que Los Angeles enfrenta uma “situação climática particularmente perigosa” e os três alertas anteriores resultaram em grandes incêndios florestais, informou o Los Angeles Times.

“Não quero que as pessoas comecem a pensar que está tudo bem agora. Ainda não está tudo bem”, disse o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, em uma entrevista coletiva na manhã dessa terça-feira (14/1). “Ainda é muito perigoso nas próximas 24 horas”.

Enquanto isso, o número oficial de mortos pelos incêndios da semana passada em Altadena e Pacific Palisades deve aumentar.

Furacão seco

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, e outras autoridades — que enfrentaram críticas por sua resposta inicial aos incêndios — expressaram confiança de que a região estava pronta para enfrentar a nova ameaça com dezenas de bombeiros adicionais trazidos de todos os Estados Unidos, bem como do Canadá e do México.

Em uma entrevista coletiva, Bass descreveu o nível de destruição em partes da cidade como o rescaldo de um “furacão seco” e prometeu que as autoridades da cidade trabalhariam duro para reduzir a burocracia que os moradores podem enfrentar ao começarem a se recuperar dos incêndios.

Mais de 75 mil residências, a maioria delas no condado de Los Angeles, estavam sem energia na manhã dessa terça, mas a Southern California Edison havia alertado quase meio milhão de clientes na segunda-feira que sua energia poderia ser desligada temporariamente por causa dos ventos fortes esperados na terça e quarta-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?