metropoles.com

Kremlin ainda não considera possível vinda de Putin ao Brasil

De acordo com o Kremlin, viagem de Putin ao Brasil ainda não está decidida, mas governo acompanha decisões do Brasil sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Contributor/Getty Images
Imagem colorida de Putin, com o olhar concentrado durante evento na Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Putin, com o olhar concentrado durante evento na Rússia - Metrópoles - Foto: Contributor/Getty Images

O Kremlin disse que ainda não considera uma possível participação de Vladimir Putin na cúpula do G20 no Brasil, mas afirmou que o governo da Rússia continuará “acompanhando as decisões que serão tomadas pelo lado brasileiro como anfitrião do evento”.

A informação foi divulgada pelo porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, nessa quarta-feira (3/4).

A posição oficial do Kremlin surge dias após o jornal Folha de S.Paulo revelar que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) submeteu um documento à Comissão de Direito Internacional da ONU em novembro passado que permitiria uma eventual visita de Putin ao Brasil mesmo o líder russo sendo alvo de um mandado do Tribunal de Haia.

Mandado de prisão contra Putin

Apesar de não citar nominalmente o presidente da Rússia, o parecer defende a tese de imunidade a chefes de Estado e outras autoridades durante eventos internacionais. A tese se encaixa na atual situação de líder russo e facilitaria sua vinda ao Brasil.

Desde março de 2023, ele é alvo do mandado internacional de prisão acusado de deportação e transferência ilegais de crianças de áreas ocupadas na Ucrânia por forças da Rússia. Com isso, países signatários do Estatuto de Roma – como o Brasil – seriam obrigados a prender e extraditar o líder russo para julgamento na Corte internacional.

A atual situação do presidente da Rússia já gerou alguns impasses diplomáticos e fez com que sua participação nas últimas cúpulas dos Brics e do G20 fosse cancelada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?