metropoles.com

Kirchner no Senado após atentado: “Estou viva por Deus e pela Virgem”

Vice-presidente da Argentina foi alvo de tentativa de assassinato por brasileiro. Namorada do homem teria arquitetado plano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Garello/Getty Images
Cristina Kirchner depois de atentado - Metrópoles
1 de 1 Cristina Kirchner depois de atentado - Metrópoles - Foto: Gustavo Garello/Getty Images

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi ao Senado pela primeira vez nesta quinta-feira (15/9) desde que foi alvo de uma tentativa de assassinato em frente à sua casa. O brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel chegou a poucos metros dela e tentou atirar contra seu rosto com uma pistola, mas a arma falhou.

“Sinto que estou viva por Deus e pela Virgem, realmente. Então me pareceu que se eu tinha que agradecer a Deus e à Virgem, deveria fazê-lo cercada de padres dos pobres e de irmãs laicas e religiosas”, afirmou Cristina. Para seu primeiro compromisso público, ela escolheu uma reunião com nomes que atuam em favelas do país.

A vice-presidente também ressaltou o contato que teve com o compatriota papa Francisco depois do ataque que quase tirou sua vida. “O papa me telefonou bem cedo no dia seguinte e me disse algo como que os atos de ódio e violência são sempre precedidos de palavras e verbos de ódio”, lembrou.

Investigações

Nesta quinta, a juíza María Eugenia Capuchetti decretou oficialmente a prisão preventiva de Sabag Montiel e sua namorada, Brenda Uliarte, suspeita de arquitetar o plano para matar a vice-presidente. A acusação inclui porte de armas e munições sem autorização, além de tentativa de assassinato e premeditação.

Outros dois suspeitos foram detidos: a jovem de 21 anos Agustina Díaz, amiga de Uliarte, e Nicolás Gabriel Carrizo, que assim como o casal preso vendia algodão doce na região e teria recebido o grupo perto do ataque.

No depoimento de Díaz, a veracidade de mensagens comprometedoras de Uliarte foi confirmada. “Vou mandar matar Cristina. Me cansei que só falamos e falamos e não fazemos nada”, escreveu a detida para a amiga.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?