metropoles.com

Kim Jong-un diz que vai apoiar Putin “na luta contra o imperialismo”

Encontro entre Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e Vladimir Putin, da Rússia, foi feito em uma instalação militar em território russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vladimir Smirnov/Agência Tass
Imagem colorida mostra Vladimir Putin e Kim Jong-un se encontram na Rússia - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Vladimir Putin e Kim Jong-un se encontram na Rússia - Metrópoles - Foto: Vladimir Smirnov/Agência Tass

Em uma rara viagem fora da Coreia do Norte, Kim Jong-un reafirmou o apoio do país que comanda à Rússia. Inclusive na invasão chefiada por Vladimir Putin à Ucrânia. Os dois líderes se encontraram no cosmódromo russo de Vostochny, uma instalação militar.

“A Rússia iniciou uma luta sagrada para proteger a sua soberania e segurança. Apoiaremos sempre as decisões do Presidente Putin e da liderança russa. E estaremos juntos na luta contra o imperialismo”, afirmou Jong-un.

Pelo seu lado, Putin, dividindo suas palavras com um pigarro insistente, fez um discurso protocolar.

“É claro que precisamos de falar sobre questões de cooperação económica e questões de natureza humanitária. Temos muitas perguntas”, disse o líder russo.

Veja discurso de Putin diante de Kim Jong-un

Expectativas sobre o encontro entre Kim Jong-un e Putin

Os Estados Unidos, nos últimos dias, deram a entender que o encontro seria para a Rússia conseguir equipamento militar para continuar a invasão à Ucrânia, apesar nas negativas da Coreia do Norte a esse respeito.

Moscou não negou a informação. Mas um porta-voz do Kremlin disse que a relação entre a Rússia e a Coreia do Norte não tem ligação com outros países e que as outras nações não precisam se preocupar.

Mesmo com a viagem à Rússia, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos ao mar nesta quarta-feira (13/9), sob protestos do Japão.

Durante o dia, Putin e Kim farão uma série de reuniões. De acordo com Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, esses encontros envolveriam diálogo e cooperação em esferas sensíveis, incluindo as militares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?