Kim Jong Un ordena aumento de arsenal nuclear na Coreia do Norte
Além disso, líder norte-coreano ordenou a produção de um novo míssil intercontinental com capacidade de, por exemplo, atingir os EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Kim Jong Un, o líder supremo da Coreia do Norte, ordenou que o país aumente a produção de armas nucleares, além de desenvolver um novo míssil balístico intercontinental (ICBM).
A decisão, divulgada na mídia estatal norte coreana, ocorre após a tensão entres as Coreias aumentar nas última semanas e depois de a Coreia do Norte realizar novo um teste de míssil de curto alcance por volta das 2h50 (horário local) de domingo (1°/1).
Segundo informações da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), durante uma reunião do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), Kim acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de realizarem uma “conspiração para isolar e sufocar” a Coreia do Norte.
líder norte-coreano disse que a situação é considerada “sem paralelo na história da humanidade”. Afirmou que obrigou o governo a fortalecer o poder militar no país de “forma esmagadora” como um jeito de resguardar a soberania, segurança e interesse nacional”.
“Isso destaca a importância e a necessidade da produção em massa de armas nucleares táticas e exige um aumento exponencial do arsenal nuclear do país”, disse Kim Jong Un.
Kim ainda ordenou o início da produção de um novo tipo de míssil balístico nuclear intercontinental, com capacidade de rápido contra-ataque caso necessário. E ainda anunciou que o país se prepara para lançar um satélite espião militar em breve.
Resposta
Após as declarações de Kim Jong Un, a Coreia do Sul chamou os recentes testes balísticos próximos a sua fronteira de “uma grave provocação” contra o país e todo o mundo. O Estado-Maior Conjunto disse que monitora a situação em coordenação com os Estados Unidos e está pronto para agir, caso necessário.
Já o Comando Indo-Pacífico dos EUA afirmou, em comunicado, que o compromisso do país em defender a Coreia do Sul e Japão “permanece rígido”.
Tensão crescente
O crescente aumento da tensão entre as Coreias ocorre após diversos testes militares serem realizados na região ao longo de 2022.
O incidente mais recente, que colocou fogo na relação entre os países vizinhos, aconteceu no início da semana passada, quando a Coreia do sul acusou a Coreia do Norte de sobrevoar drones em seu território.
Como resposta, Seul decidiu enviar seus próprios equipamentos semelhantes para o norte pela primeira vez em cinco anos.