metropoles.com

Kiev lida com apagões em meio a inverno e temores de novos ataques

Ucrânia está com déficit de 20% na capacidade de geração de energia e teme novos ataques russos à infraestrutura do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Ataque russo destrói duas universidades no sul da Ucrânia
1 de 1 Ataque russo destrói duas universidades no sul da Ucrânia - Foto: Reprodução/Redes sociais

Em meio à guerra e às baixas temperaturas, milhões de ucranianos precisam lidar com interrupções no fornecimento de eletricidade causadas por ataques aéreos da Rússia. A operadora de rede Ukrenerg informou, neste domingo (27/11), que a Ucrânia está com um déficit de 20% na capacidade de geração de energia. Há temores de novos bombardeios.

“O modo de restrição de consumo continua operando, devido ao déficit de energia, que, atualmente, está em torno de 20%”, escreveu a Ukrenerg no Telegram.

“Gostaríamos de lembrar que, hoje, todo ucraniano cuja casa teve a eletricidade restaurada pode ajudar a restaurá-la mais rapidamente usando eletricidade com moderação. Isso permitirá que menos restrições sejam aplicadas para evitar acidentes e também permitirá que as empresas de energia se concentrem no reparo de instalações danificadas, que se torna mais difícil a cada ataque sucessivo de mísseis”, completa a nota.

O comunicado afirma que Moscou, além de matar civis, quer enfraquecer os sistemas do país e provocar blecautes generalizados. “Na última quarta-feira, causaram os piores danos até agora no conflito, deixando milhões de pessoas sem luz, água ou aquecimento, com a temperatura caindo“, acrescenta o texto.

Em 25 de novembro, após os ataques de quarta-feira (23/11), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu a União Europeia no Twitter pela prestação de ajuda financeira. Ele afirmou que a cooperação e garantia da “estabilidade energética da Ucrânia” também foi discutida com o bloco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?