EUA: Robert F. Kennedy Jr. suspende campanha para apoiar Trump
Decisão foi anunciada em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (23/8). “Eu coloco meu apoio no presidente Trump”, declarou
atualizado
Compartilhar notícia
Robert F. Kennedy Jr. fará uma pausa em sua campanha à presidência dos Estados Unidos, com o objetivo de apoiar o Donald Trump. A decisão foi anunciada em um pronunciamento realizado nesta sexta-feira (23/8).
“É com um senso de vitória, e não de derrota, que estou suspendendo minha campanha”, disse Kennedy Jr. “Eu coloco meu apoio no presidente Trump”, declarou.
O posicionamento do sobrinho do ex-presidente John F. Kennedy, que disputa as eleições nos EUA de forma independente, contrariou expectativas da mídia norte-americana.
Antes do discurso desta sexta, rumores falavam que Kennedy Jr. desistiria por completo da candidatura, o que foi negado por ele.
“Não estou acabando com minha campanha, mas apenas a suspendendo”, explicou o advogado. “Meu nome continuará na urna, e encorajo que votem em mim”, afirmou.
De acordo com o herdeiro político dos Kennedy, seu nome deve ser retirado das cédulas de votação em estados que podem ser decisivos na eleição, com o objetivo de agir como uma espécie de “sabotador”
Desde o início da corrida presidencial, Kennedy Jr. chegou a atingir a casa dos dois dígitos em pesquisas de intenção de voto. Contudo, seus números despencaram após a nomeação de Kamala Harris como candidata pelo Partido Democrata.
Em sondagens desde o início do mês, o candidato independente oscilou entre 2% e 7% nos levantamentos.
Os rumores de desistência começaram a ganhar força na última terça-feira (20/8), após a publicação de um podcast onde a vice de Kennedy Jr., Nicole Shanahan, falou sobre o assunto.
“Existem duas opções que estamos analisando”, disse Nicole Shanahan. “Uma é permanecer, formar esse novo partido, mas corremos o risco de uma presidência de Kamala Harris e Walz, porque atraímos votos de Trump. Ou saímos agora mesmo e unimos forças com Donald Trump. Saímos disso e explicamos à nossa base por que estamos tomando essa decisão”, declarou a companheira de chapa de Kennedy Jr. durante um episódio do Impact Theory.