metropoles.com

Keiko Fujimori é presa por suspeita de lavagem de dinheiro

O caso diz respeito a supostas doações irregulares da empreiteira brasileira Odebrecht à campanha eleitoral da filha de Fujimori em 2011

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
The presidential candidate for the “Fuerza 2011” party
1 de 1 The presidential candidate for the “Fuerza 2011” party - Foto: Divulgação

A líder do partido peruano Força Popular, Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, foi presa nessa quarta-feira (10/10), sob a acusação de lavagem de dinheiro. A detenção, de caráter provisório, foi ordenada pelo juiz Richard Concepción Carhuancho, a pedido do Ministério Público do Peru. Keiko ficará presa por pelo menos 10 dias.

O caso diz respeito a supostas doações irregulares da empreiteira brasileira Odebrecht à campanha eleitoral da filha de Fujimori em 2011. Segundo a ordem de prisão, Keiko constituiu uma “organização criminosa no interior do partido Força 2011 [hoje Força Popular]”.

Ela foi presa pouco depois de chegar ao Ministério Público para ser interrogada ao lado de seu marido, o norte-americano Mark Vito, que não foi detido. A Justiça também alegou perigo de fuga e risco de obstrução das investigações.

Na cadeia, Keiko escreveu uma carta dizendo que foi presa “sem fundamentos jurídicos” e que é vítima de uma “perseguição política”. “Sem provas contra mim, estou privada de minha liberdade, com a cabeça erguida e o espírito de luta intacto”, disse. Keiko já foi candidata à Presidência em duas ocasiões.

Na primeira, em 2011, perdeu para Ollanta Humala no segundo turno por 51,45% a 48,55%. Em 2016, a margem foi ainda mais apertada: Pedro Pablo Kuczynski a derrotou por 50,12% a 49,88%. Tanto Humala quanto Kuczynski são investigados por suspeita de recebimento de propina da Odebrecht, assim como outros dois ex-presidentes: Alan García e Alejandro Toledo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?