Kamala Harris é oficializada candidata pelos democratas nos EUA
A vice-presidente dos EUA foi indicada oficialmente como candidata pelos democratas em votação antecipada
atualizado
Compartilhar notícia
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi oficialmente indicada pelo partido Democrata como candidata à presidência nesta sexta-feira (2/8). A votação dos delegados democratas teve início na quinta-feira (1/8). Kamala se tornou candidata após a desistência do atual presidente, Joe Biden.
A votação dos delegados foi eletrônica e teve ínicio às 9h (horário do leste dos EUA) de quinta e estava prevista para ser concluída, oficialmente, às 18h de segunda-feira (5/8). Porém, com um pouco mais de 24h, Kamala já tinha 2.350 delegados, número mínimo para garantir a indicação.
Segundo o Comitê Nacional Democrata (DNC), pelo menos 3.923, dos 4000 delegados, ou seja 99% dos participantes, planejam votar na vice-presidente.
Após o anúncio, Kamala agradeceu a indicação do partido.
“Estou honrada em ser a candidata democrata para presidente dos Estados Unidos. Aceitarei oficialmente a nomeação na semana que vem. Esta campanha é sobre pessoas se unindo, movidas pelo amor ao país, para lutar pelo melhor que nós somos”, celebrou Kamala Harris em sua conta do X, antigo twitter.
Recorde de arrecadação
A campanha da atual vice-presidente também bateu o recorde democrata de arrecadação em apenas um mês.
Até esta sexta-feira, Kamala arrecadou US$ 310 milhões, o que corresponde a R$ 1,76 bilhão, em apenas um mês e antes de ser a candidata oficial. O valor é o dobro da arrecadação da campanha do republicano Donald Trump.
“Eu estou honrada em compartilhar que nossa campanha teve o melhor mês de arrecadação de fundos da história. Cada dólar ajuda nossa campanha a alcançar eleitores em todo o país e em nossa luta pela liberdade, oportunidade e a promessa da América”, comentou a candidata em sua conta do X.