Kamala Harris chega à Coreia do Sul após teste de mísseis do Norte
Kamala Harris diz que encontro com presidente sul-coreano deve “fortalecer a aliança e trabalho conjunto” entre os países
atualizado
Compartilhar notícia
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris (foto em destaque), chegou à Coreia do Sul nesta quinta-feira (29/9), um dia após a vizinha Coreia do Norte fazer teste com mísseis balísticos.
Com a visita, Kamala pretende fortalecer a aliança entre Washington e Seul, a capital da Coreia do Sul. A vice-presidente desembarcou na Base Aérea de Osan depois de ir a Tóquio para participar do funeral de estado do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
A vice americana se encontrou com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol. Ela disse que ambos os países são “um eixo de segurança e prosperidade na península coreana”. “Estou aqui para reforçar a força de nossa aliança e fortalecer nosso trabalho conjunto”, afirmou Kamala.
Na quarta (28/9), a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance no país vizinho. O exército da Coreia do Sul informou que detectou dispositivos de curto alcance disparados a partir de Sunan, na capital Pyongyang. Outro teste foi feito no domingo (25/9).
A vice-presidente americana planejou também a visita à Zona Desmilitarizada (DMZ), que divide a península coreana, o que pode causar maior irritação ao governo da Coreia do Norte.