Kamala garante mais 2 delegados ao vencer no Maine e soma 226
A candidata Kamala Harris levou a melhor e venceu no estado do Maine, conquistando 2 delegados. Trump já é considerado presidente eleito
atualizado
Compartilhar notícia
A candidata Kamala Harris, que concorre à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata, venceu no estado do Maine, segundo projeção da Associated Press (AP). Com a vitória, ela conquista mais dois delegados na disputa contra o ex-presidente Donald Trump pela sucessão de Joe Biden na Casa Branca.
Apesar disso, Donald Trump voltará à Casa Branca para ser o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo indicam projeções da Associated Press (AP) e da CNN. A definição aconteceu às 7h35 desta quarta-feira (6/11), horário de Brasília.
O bilionário de 78 anos superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Trump está com 292 delegados, dos 270 necessários, e Kamala, agora, com 226.
Trump garantiu a eleição ao ganhar em Wisconsin, estado-pêndulo em que Kamala era favorita, e chegar a 277 delegados no Colégio Eleitoral naquele momento – 7 a mais do que o necessário.
Antes mesmo do anúncio oficial da vitória, mas quando a projeção dos resultados das urnas já mostrava que sua eleição estava assegurada, Trump e seu companheiro de chapa, J.D. Vance, discursaram para apoiadores em Mar-a-Lago, Flórida. “Teremos a era de ouro dos EUA, que nos permitirá tornar a América grande novamente”, disse.
No “discurso da vitória”, após agradecer a todo o público pelo apoio e pelos votos, Trump, ao lado da esposa, Melania, ressaltou que “esse foi o maior movimento político, nunca antes visto na história deste país”.