metropoles.com

Kamala e Trump encontram Zelensky e divergem sobre guerra na Ucrânia

Os candidatos à Presidência dos EUA, Kamala Harris e Donald Trump, tiveram reuniões separadas com o presidente da Ucrânia após evento da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de Zelensky, Kamala e Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Zelensky, Kamala e Trump - Metrópoles - Foto: Getty Images

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris e Donald Trump, encontraram-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky após a participação dele, nessa quinta-feira (26/9), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA).

A vice-presidente dos EUA demonstrou apoio irrestrito à Ucrânia na guerra contra a Rússia. Já Trump reuniu-se com Zelensky nesta sexta-feira (27/9) e afirmou que tem um bom relacionamento com ele e com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Kamala Harris encontrou-se com o ucraniano na Casa Branca, logo após o presidente norte-americano Joe Biden anunciar US$ 8 bilhões em apoio militar ao país. Kamala defendeu que, se eleita, “garantiria que a Ucrânia prevaleça nesta guerra”.

Ela ainda acrescentou que o presidente Putin, se quisesse, “poderia acabar com a guerra amanhã”.

A vice-presidente destacou que todos os que sugerem que uma proposta de paz passe pelo país ceder seu território são “propostas de rendição”, realizando uma crítica a Trump, que se mostra contrário ao apoio financeiro norte-americano à Ucrânia.

Kamala acrescentou que a vitória da Ucrânia “é importante para o povo da América, pois os momentos mais importantes da nossa história aconteceram quando enfrentamos agressores como Putin”.

Plano da vitótia

Trump encontrou-se com Zelensky na Trump Tower em Manhattan, Nova York. Na entrada do hotel, os dois apertaram mãos.

Trump disse que era uma “honra ter o presidente conosco” e elogiou o ucraniano, destacando que também possui um bom relacionamento com Vladimir Putin.

“Temos um relacionamento muito bom e eu também tenho um relacionamento muito bom, como vocês sabem, com o presidente Putin”, disse Trump.

O ex-presidente destacou que “se vencermos [as eleições], vamos resolver isso muito rapidamente [a guerra]”.

Zelensky reforçou que queria discutir com Trump o seu “plano de vitória” para a Ucrânia e acrescentou que ele e o republicano têm “uma visão comum de que a guerra na Ucrânia precisa ser interrompida”.

Veja o vídeo de Trump e Zelensky

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?