Kamala aparece à frente de Trump em novas pesquisas eleitorais
A pesquisa da Cook Political Report coloca a democrata como favorita em seis dos sete estados mais decisivos nas eleições dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Duas pesquisas eleitorais dos Estados Unidos divulgadas, nesta quarta-feira (14/8), mostram a vice-presidente e candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris, à frente do ex-presidente Donald Trump.
A pesquisa mais recente do Cook Political Report Swing State Project, conduzida pelo BSG e GS Strategy Group, mostra a vice-presidente liderando ou empatando com o Trump em seis dos sete estados mais decisivos dos Estados Unidos. No geral, ela detém liderança estreita de 48% a 47%.
Kamala diminuiu a diferença para Trump desde a última pesquisa do Swing State Project, realizada em maio, quando Trump estava à frente do presidente Joe Biden por três pontos no geral, e à frente ou empatado em cada um dos sete estados indecisos.
Atualmente, o único estado em que Trump ainda tem pequena vantagem é Nevada, apesar de Kamala Harris ter reduzido a margem para cinco pontos percentuais.
O levantamento também revelou que os números de eleitores democratas que pretendem votar em Kamala são bem superiores aos que votariam em Biden. Em maio, apenas 82% dos eleitores que apoiaram Biden em 2020 estavam comprometidos em votar nele neste outono; agora, a vice-presidente está obtendo 91% desses eleitores.
A segunda pesquisa, divulgada nesta quarta, foi realizada pelo grupo de votação progressista NextGen America e aponta que a Democrata melhorou muito o desempenho de Biden entre os eleitores com menos de 35 anos, derrotando Trump em um levantamento multidirecional. Trump tem 36% das intenções de voto jovem, enquanto chega a 53%. Quando Biden estava na disputa, ele aparecia com 41%, e Trump, com 32%.
A NextGen também fez a pesquisa com jovens eleitores negros. Nesse grupo, Kamala aparece com 72% das intenções, e Trump, com 19%. Quando era Biden na disputa, a porcentagem era de 44%, para o presidente, e 27%, para Trump.
Quando o grupo focal foi mulheres jovens, a margem de vantagem de Kamala dobra a de Biden. Ela aparece com 63% a 27% do ex-presidente.