Justiça peruana decide libertar ex-presidente Fujimori da prisão
Governante do país entre 1990 e 2000, Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Constitucional do Peru acatou, nesta quinta-feira (17/3), um recurso da defesa do ex-presidente Alberto Fujimori para que ele possa ser libertado da prisão.
“O tribunal declarou procedente o pedido de habeas corpus em favor de Fujimori”, informou a mais alta corte do país em comunicado.
Fujimori foi condenado a 25 anos de cárcere por violações dos direitos humanos. Aos 83 anos, ele foi presidente do Peru entre 1990 e 2000.
Segundo a agência de notícias France Press, o ex-presidente deve deixar a prisão nos próximos dias. Não há possibilidade de recurso contra a decisão.
Crimes
Fujimori foi condenado por ser considerado responsável por dois massacres no Peru: o de Barrios Altos (1991) e o de La Cantuta (1992).
Nos dois episódios, durante seu mandato, uma “equipe da morte” do exército peruano organizou supostas operações antiterroristas que resultaram na morte de 25 pessoas, entre elas uma criança.
Preso há 15 anos, Alberto sofre de problemas respiratórios, neurológicos e hipertensão. Em 2021, ele foi internado e passou por uma cirurgia cardíaca.