Justiça dos EUA nomeia procurador para investigar documentos de Biden
O secretário-geral da Justiça dos EUA nomeou o ex-procurador de Maryland, Rob Hur, após mais documentos serem encontrados nesta 5ª (12/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (12/1), o secretario geral da Justiça dos Estados Unidos, Merrick Garland, nomeou Rob Hur como procurador especial para conduzir uma investigação a respeito dos documentos confidenciais encontrados em um escritório antigo do presidente democrata, Joe Biden.
Garland afirma, em comunicado, que “as circunstâncias extraordinárias” implicaram na nomeação de um conselheiro especial. Rob Hur foi ex-procurador do estado de Maryland (EUA), em 2018. Ele afirma que garantirá “que o Sr. Hur receba todos os recursos de que precisa para realizar seu trabalho”.
Mais cedo, um segundo lote de documentos confidenciais foram encontrados por advogados do presidente. A descoberta ocorre dois dias depois da Casa Branca ter informado que encontrou uma série de documentos secretos em um escritório antigo de Biden.
Em coletiva, Garland defende a investigação de uma “possível remoção e conservação não autorizada de documentos confidenciais e outros materiais descobertos no Penn Biden Center for Diplomacy and Global Engagement e na residência privada do presidente Joe Biden em Wilmington, em Delaware”.
O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, iniciou uma avaliação, de acordo com os protocolos padrão, para entender se informações classificadas foram maltratadas em violação à lei federal, em 9 de novembro de 2022.