metropoles.com

Justiça da Venezuela suspende resultado das primárias da oposição

Oposição de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, organizou uma votação para decidir quem vai disputar a Presidência do país em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images
Foto colorida de María Corina Machado, candidata da oposição na Venezuela - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de María Corina Machado, candidata da oposição na Venezuela - Metrópoles - Foto: Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

A Suprema Corte de Justiça da Venezuela suspendeu, nesta segunda-feira (30/10), o resultado das eleições primárias organizadas pela oposição do presidente Nicolás Maduro, que ocorreu em 22 de outubro.

Mais de 2,3 milhões de venezuelanos votaram nas primárias da oposição a fim de escolher um político para enfrentar Nicolás Maduro nas eleições presidenciais marcadas para 2024. A vencedora do pleito foi Maria Corina Machado. A votação não contou com a participação do governo da Venezuela.

2 imagens
Nicolás Maduro esteve em Brasília em 29 de junho
1 de 2

Líder da oposição Maria Corina Machado, na Venezuela

Getty Images/ Carlos Becerra
2 de 2

Nicolás Maduro esteve em Brasília em 29 de junho

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Procuradoria da Venezuela justificou que investiga as eleições primárias, assim como os seus organizadores, por crimes eleitorais e financeiros e conspiração. O governo do país vizinho defende que houve fraude desde o dia da votação.

O pedido de investigação do pleito foi movido pelo deputado chavista Jose Brito, que solicitou a revisão de possíveis irregularidades. A decisão não esclarece se o processo poderá levar à anulação da votação.

A Suprema Corte da Venezuela solicitou que a comissão organizadora das primárias apresente o “histórico administrativo, contendo as 25 fases do processo eleitoral”, que vão desde a convocação do evento até a divulgação do vencedor.

Além disso, a decisão pede o envio dos documentos utilizados para aprovar as candidaturas de candidatos vetados para ocupar cargos públicos, como é o caso de María Corina Machado, proibida de concorrer na Venezuela até 2030.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?