Justiça anula multas de homem que andou nu por ruas na Espanha
Justiça da Espanha anulou, nesta sexta-feira (3/2), todas as multas contra um homem nudista. A nudez pública é legal no país desde 1988
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça da Espanha anulou todas as multas de um homem nudista. A decisão foi noticiada por um tribunal de Valência, nesta sexta-feira (3/2). A nudez pública é legal no país desde 1988, ou seja, não considera crime o ato de andar nu.
O espanhol Alejandro Colomar, 29 anos, é adepto a prática do nudismo desde 2020. O nudista foi multado após ser flagrado andando despido pelas ruas de Aldaia, na região de Valência.
Alejandro compareceu à audiência usando apenas um par de botas de caminhar. Já no local, ele recebeu ordens para vestir roupas para entrar no prédio.
Durante o julgamento, a Justiça reconheceu um “vazio legal” na legislação espanhola em relação à nudez pública. Mesmo com essas brechas legais, algumas regiões como Valladolid e Barcelona introduziram lei própria para regulamentar o nudismo, em especial, em regiões distantes da praia.
Como observado pelo tribunal, não há lei que proíba o nudismo na região de Aldaia. O veredito foi que Colomar “se limitou a permanecer ou circular nu em horários diferentes em duas ruas distintas de Aldaia”, e o comportamento não implica na “alteração da segurança cidadã, da tranquilidade ou da ordem pública”.