metropoles.com

Julho foi o mês mais quente já registrado na Terra, diz observatório

A variação de julho de 2023, marcado por incêndios e ondas de calor, para o recorde anterior, de 2019, foi de 0,33 grau celsius

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Imagem colorida de mulher ao sol jogando água na cabeça para se refrescar - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher ao sol jogando água na cabeça para se refrescar - Metrópoles - Foto: GettyImages

O mês de julho de 2023 foi considerado o mais quente da história da Terra, de acordo com o observatório europeu Copernicus. A variação do mês passado para o recorde anterior, de 2019, foi de 0,33 grau celsius.

Julho também foi marcado por incêndios e ondas de calor em todo o mundo, com temperaturas médias quase 1ºC acima do registrado no período de 1991 a 2020. Apesar da alteração parecer “baixa”, deve-se considerar que o resultado é uma variação da média global – o que significa que, enquanto alguns lugares sofrem com intenso frio, outros são acometidos por um calor devastador.

Segundo Samantha Burgess, vice-diretora do serviço europeu Copernicus sobre Mudanças Climáticas (C3S), os recordes “têm consequências terríveis para as pessoas e para o planeta, que estão expostos a eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos”.

Diversos sinais do aquecimento global , nome dado a esse fenômeno e que possui influência da atividade humana, foram registrados em todo o globo, tais como os incêndios no Canadá e Grécia, e a onda de calor na Europa, que chegou a registrar 48,8ºC na Itália, e Estados Unidos, que tiveram o recorde de 54,4ºC .

E isso não se restringe à Terra: os oceanos também estão ficando mais quentes, com temperaturas cada vez mais elevadas, ao ponto de registrarem 20,96ºC no fim de julho.

A preocupação dos cientistas, agora, é com o desgelo das calotas polares, com destaque para o menor nível de gelo já registrado no Ártico, segundo o observatório Copernicus. A quantidade está 15% abaixo da média do mês de julho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?