metropoles.com

Juiz argentino convoca 20 indiciados no caso Odebrecht para depor

A Justiça argentina investiga a suposta implicação da construtora brasileira em irregularidades e pagamentos de subornos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Odebrecht
odebrecht prédio
1 de 1 odebrecht prédio - Foto: Divulgação/Odebrecht

O juiz federal argentino Sebastián Casanello convocou nesta sexta-feira (1º/9) para prestar depoimento 20 indiciados no caso que investiga se houve supervalorização e subornos na adjudicação da construção de duas plantas potabilizadoras de água, no marco das concessões à construtora Odebrecht. A informação é da EFE.

Segundo explicou a agência estatal de notícias Télam, entre os convocados a depor se encontram o ex-titular da estatal Água e Saneamentos Argentinos (AYSA), Carlos Ben, o ex-presidente da Câmara Argentina da Construção, Carlos Wagner, e o empresário Benito Roggio.

A Justiça argentina investiga a suposta implicação da construtora brasileira em irregularidades e pagamentos de subornos para obter contratos de obras públicas durante o governo de Cristina Kirchner (2007-2015).

No último dia 21 de junho, o procurador argentino Federico Delgado pediu que 29 ex-funcionários e empresários prestassem depoimento na mesma causa por supostos delitos de fraude à administração pública e negociações incompatíveis.

Delgado pediu que se examinassem os pormenores em torno da ampliação de uma planta potabilizadora na cidade de Tigre e uma depuradora em Berazategui, ambas na província de Buenos Aires e encomendadas pela AYSA. Por outro lado, também se investiga a concessão à Odebrecht de um projeto de ampliação de gasodutos e a ampliação da ferrovia Sarmiento.

A construtora admitiu em dezembro do ano passado ter pago cerca de US$ 35 milhões em subornos na Argentina, tanto a funcionários do governo anterior como do atual.

No último dia 16 de junho, a procuradora-geral da Argentina, Alejandra Gils Carbó, e seu homólogo brasileiro, Rodrigo Janot, decidiram criar uma equipe conjunta, formada por procuradores de ambos países, para investigar a concessão de obras públicas outorgadas à Odebrecht.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?