Jovem viraliza ao plantar, sozinho, mais de 1,3 mi de mudas de árvores
O jovem Antoine Moses posta dezenas de vídeos fazendo o plantio de mudas de árvores em áreas de reflorestamento no Canadá
atualizado
Compartilhar notícia
Um maratonista e ambientalista canadense faz sucesso na internet com uma iniciativa louvável, que deveria inclusive ser copiada e levada para todo o planeta.
Antoine Moses posta dezenas de vídeos nas redes sociais mostrando a caminhada quase solitária pela natureza com um gesto simples, mas que faz a diferença, e fará ainda mais para as futuras gerações: simplesmente sair por aí plantando mudas de árvores, em uma luta contra as mudanças climáticas.
Nas cenas, que se repetem diariamente, o jovem segue pela região de La Crete, Alberta, com dois sacos grandes acoplados à cintura, uma pá e um sonho… de tornar o mundo melhor. A caminhada é rápida, assim como as mãos de Antoine Moses, que fazem um furo certeiro no chão para inserir cada muda no solo.
O plantio das mudinhas ocorre em segundos, mas o trabalho dele é incessante. Já perdeu a conta de quantas mudas espalhou pelo Canadá, mas o número com certeza supera 1,3 milhão.
Em 2022, o canadense inclusive chegou a estabelecer um novo recorde mundial ao plantar 23.060 mudas de árvores em menos de 24 horas. A façanha foi alcançada em 17 de julho de 2021, porém, somente em outubro do ano seguinte ela foi reconhecida e aceita pelo Guinness World Record. Antoine quebrou o recorde anterior de 15.170 árvores, do canadense, Kenny Chaplin, em 2001.
Plantio de árvores com duas ou várias mãos
O trabalho de Moses só não é totalmente solitário pois ele conta com as leis do país que determinam que a grande indústria de plantação de árvores para corte ou queima façam o replantio durante o verão.
“Em geral, depois que a terra é cortada ou queimada, uma empresa de plantio de árvores obtém cotas ou contratos para plantar essas árvores durante o verão”, disse o jovem, em entrevista ao Guinness World Record.
E essas empresas oferecem o material para que planteiros por profissão ou voluntários saiam por aí literalmente equilibrando o meio ambiente.
As árvores, que geralmente têm entre um e dois anos de idade, são entregues no terreno de plantio e os plantadores de árvores usam seus equipamentos de plantio para plantá-las uma a uma.
“Por enquanto, acredito firmemente que o que fazemos pode não ser ideal para o meio ambiente, mas é crucial replantar árvores para a próxima geração e também reduzir o desmatamento de antigas florestas nativas”, disse ele.
Plantando sementes
No Instagram, Moses ainda dedica tempo a responder às milhares de dúvidas dos seguidores. São perguntas sobre formas de plantio, melhores lugares para a ação e também sobre as motivações dele para ter iniciado e continuar nesta missão.
“Comecei a plantar árvores como um trabalho de verão quando era estudante. Adorei minha experiência no primeiro ano e voltei nos verões seguintes. Tenho feito isto desde então e planejo continuar o máximo possível”, respondeu ele ao ser questionado por um seguidor.