Jovem que filmou morte de George Floyd é homenageada pelo Pulitzer
Darnella Frazier, de 17 anos, recebeu a homenagem em cerimônia de anúncio dos prestigiosos prêmios de jornalismo de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê do Prêmio Pulitzer concedeu uma menção especial, nesta sexta-feira (11/6), à adolescente que filmou o momento da prisão e do assassinato do ex-segurança negro George Floyd.
Darnella Frazier, de 17 anos, recebeu a homenagem em cerimônia de anúncio dos prestigiosos prêmios de jornalismo de 2021.
O comitê do prêmio considerou a coragem da jovem que, em maio do ano passado, enquanto fazia compras viu a ação policial em Minneapolis (EUA) que terminou na morte de Floyd.
De acordo com o comitê, mesmo que não seja jornalista, Frazier merece essa menção especial por ter gravado a cena, em “um vídeo que desencadeou protestos contra a violência policial no mundo todo e que destacou o papel fundamental dos cidadãos na busca dos jornalistas por verdade e justiça”. Os protestos ficaram conhecidos no mundo inteiro como Black Lives Matter (Vidas Negras Importas, em português).
“Eu não conhecia aquele homem, mas sabia que a vida dele importava”, declarou Darnella Frazier nas redes sociais em maio passado, na semana do aniversário de um ano da morte de Floyd. “Isso me transformou. Mudou minha visão da vida. Me fez entender a que ponto é perigoso ser negro nos Estados Unidos“, declarou a jovem.