metropoles.com

Jornalistas que denunciavam caça ilegal são executados em Burkina Faso

Dois repórteres espanhóis e um ativista irlandês morreram no ataque. Um homem burquinês ainda está desaparecido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
David Beriain jornalista
1 de 1 David Beriain jornalista - Foto: Reprodução/Twitter

A morte de dois jornalistas espanhóis foi confirmada pelo chefe de governo do país, nessa terça-feira (27/4). O ataque aconteceu em Burkina Faso, país da África, na segunda-feira (28/4), enquanto a dupla gravava um documentário sobre as tentativas do governo do país de impedir a caça ilegal na região. O irlandês Rory Young, diretor da ONG Fundación Chungeta Wildlife, também morreu no ataque.

Segundo o jornal The Guardian, o ataque foi atribuído aos jihadistas e ocorreu quando homens armados saíram de duas caminhonetes e uma dúzia de motos e atacaram a equipe, que havia deixado o comboio para fazer uma gravação aérea com um drone.

Segundo autoridades locais, ainda há um homem burquinense desaparecido. Ele é membro dos serviços de segurança e acompanhava a equipe, pois conhecia bem a região onde o crime aconteceu, na área da floresta classificada de Pama, perto de Natiaboani.

David Beriáin, um dos espanhóis que morreu no ataque, era um jornalista conhecido e já havia gravado documentários em outras regiões de conflito. Ele estava acompanhado do cinegrafista espanhol Roberto Fraile.

Repercussão

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, afirmou que “os terroristas mostraram mais uma vez sua covardia e seu rosto criminoso: os defensores de um obscurantismo que aniquila toda a liberdade de expressão”.

No tuíte que confirmou as mortes, o chefe de governo espanhol reafirmou o reconhecimentos aos que “como eles realizavam um jornalismo corajoso e essencial nas zonas de conflito, diariamente.

Já o Ministério de Relações Exteriores da Irlanda, sem dar mais detalhes, disse que “esteve em contato com a família do cidadão irlandês e proporcionou todo o apoio consular possível”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?