Jornais estrangeiros destacam operação da PF em torno de Bolsonaro
A maioria dos jornais internacionais chamou a atenção para a apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (8/2), o ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos investigados por tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, após as eleições de 2022. A notícia se espalhou pelo globo e repercutiu em jornais e veículos jornalísticos estrangeiros, que destacaram, em sua maioria, a apreensão do passaporte de Bolsonaro.
“Jair Bolsonaro entrega passaporte em investigação de tentativa de golpe”, escreveu o jornal britânico The Guardian. Na reportagem, ainda são destacadas outras investigações criminais que o ex-presidente enfrenta, entre elas o suposto envolvimento em um esquema de desvio de joias e a “venda de mentiras e desinformação” nas eleições de 2022.
O The New York Times destacou que o ex-presidente supervisionou “uma ampla conspiração para manter o poder”, independentemente dos resultados das eleições de 2022. “Disseminação de desinformação sobre fraude eleitoral, a elaboração de argumentos jurídicos para novas eleições, o recrutamento de militares para apoiar um golpe, a vigilância de juízes e o incentivo e a orientação de manifestantes que eventualmente invadiram edifícios governamentais”, escreveu.
O The Washington Post ressaltou que, por meio do depoimento de autoridades federais brasileiras anônimas, a conspiração para roubar o poder estava muito mais avançada do que se sabia anteriormente. Além disso, o jornal relembrou a situação em que Bolsonaro omitiu das autoridades norte-americanas o status de sua carteira de vacinação.
Na América Latina, o jornal argentino Clarín deu destaque à prisão do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, acusado de porte ilegal de armas. “O presidente do partido de Jair Bolsonaro é preso em operação contra soldados e ex-ministros pela tentativa de golpe de 2023 no Brasil”, divulgou.
O espanhol El Mundo salientou: “Supremo Tribunal Federal do Brasil acusa Bolsonaro de tentativa de golpe de Estado e apreende seu passaporte”. O jornal acrescentou que o 8 de Janeiro de 2022 manchou a história do Brasil para sempre.
São cumpridos pela PF 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentar do país, entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas. Dos alvos, ao menos 16 são militares.