Jordânia: o que se sabe sobre o vazamento de gás que deixou 13 mortos
Container com 25 toneladas de cloro caiu, provocando uma explosão no porto de Aqaba. Mais de 250 ficaram feridos
atualizado
Compartilhar notícia
Um acidente com um gás tóxico no porto de Aqaba, na Jordânia, deixou ao menos 13 mortos e 250 feridos nessa segunda-feira (27/6). As informações foram confirmadas em nota oficial do Departamento de Estado de Segurança do Reino da Jordânia.
Entenda o que aconteceu:
O acidente
Um cabo se rompeu quando levantava um container com um cilíndro de 25 toneladas de cloro, um gás tóxico e nocivo ao ser humano. Com o impacto, formou-se uma nuvem amarela da substância. Veja o vídeo do momento:
A explosão ocorreu às 15h15 (horário local), no porto de Aqaba.
O que era a substância?
O cloro é um gás amarelo-esverdeado usado para fins industriais. Foi empregado como agente em armas químicas na Primeira Guerra Mundial. A substância ataca principalmente o sistema respiratório, a pele e os olhos.
As vítimas
Até o momento, foram registradas 13 mortos, oito jordanianos e quatro de origem asiática. Cerca de 250 ficaram feridos e 123 deles ainda estão hospitalizados.
Segundo a imprensa local, a maioria estava em tratamento por respirar o gás tóxico.
O porto
O porto de Aqaba fica localizado no Mar Vermelho e é um dos principais da região. Por ele, passa a maioria das importações e exportações do país.
A maioria das docas foram reabertas nesta terça-feira (28/6).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.