Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado
Segundo a imprensa americana, presidente eleito anunciará em breve o conselheiro de Segurança Nacional e a embaixadora do país na ONU
atualizado
Compartilhar notícia
Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, escolheu Antony Blinken para ser secretário de Estado, de acordo com a imprensa americana. O quadro da política externa tentará restauras as alianças globais marginalizadas por Donald Trump e fazer frente à ascensão chinesa no cenário global.
Blinken foi secretário de Estado adjunto no governo de Barack Obama e começou a carreira no Departamento de Estado durante a gestão do também democrata Bill Clinton. Ele é um dos conselheiros de política externa mais próximos e antigos de Biden.
A escolha demonstra a promessa democrata de retomar alianças globais e acalmar diplomatas e parceiros estrangeiros depois de quatro anos da “doutrina Trump” com políticas nacionalistas exemplificadas pelo slogan “América primeiro”.
“Os grandes problemas que enfrentamos como país e como planeta, seja a crise climática, a pandemia, a disseminação de armas ruins, nenhum deles tem soluções unilaterais. Nem um país tão poderoso quanto os EUA pode resolvê-los sozinho”, afirmou Blinken durante um fórum no Instituto Hudson em julho.
Blinken e Biden tiveram um grande contato com o Brasil em 2013, quando integraram a equipe encarregada de sanar as relações bilaterais em 2013. Isso ocorreu após a presidente Dilma Rousseff suspender uma viagem aos Estados Unidos por ter documentos vazados por Edward Snowden que mostravam que ela era espionada pela Agência de Segurança Nacional Americana (NSA).
Os dois também receberam a presidente em 2015 para um almoço de honra no Departamento de Estado. Na ocasião, Blinken se referiu ao Brasil como “um dos nossos parceiros mais importantes e amigos mais próximos”.