Joe Biden anuncia medidas contra entrada de imigrantes nos EUA
Joe Biden anunciou as medidas visando angariar votos de eleitores insatisfeitos com o número de imigrantes nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta terça-feira (4/6), diversas medidas para barrar a chegada de imigrantes do México ao país norte-americano. Uma das normas é o fechamento temporário da fronteira.
Entre as ações anunciadas por Biden, está a autorização para que policiais neguem pedidos de asilo caso a média diária de entrada de imigrantes ultrapasse 2,5 mil em um intervalo de sete dias. Em abril, por exemplo, o país teve 4,3 mil travessias por dia.
A posição de Biden quanto à política migratória é inesperada, tendo em vista que, quando assumiu a Casa Branca, o presidente norte-americano revogou uma série de exigências e práticas do governo Trump e tornou menos burocrático o acesso ao país para solicitantes de refúgio que chegam por postos de entrada.
A medida anunciada nesta quarta é a mais radical da gestão do democrata até agora. A decisão visa angariar mais votos de eleitores insatisfeitos com os recentes recordes de entrada de imigrantes no país.
“O presidente Biden acredita que nós devemos proteger nossa fronteira. É por essa razão que hoje [terça] ele anunciou ações executivas para barrar migrantes que atravessam a fronteira sul ilegalmente de receber asilo”, informou a Casa Branca, em nota.
“Essas ações entrarão em efeito quando altos níveis de encontros na fronteira sul excederem nossa capacidade de reagir em tempo adequado, como é o caso hoje. Elas vão tornar mais fácil para autoridades de imigração removerem aqueles sem uma base legal para permanecer e reduzir o ônus sobre nossos agentes de patrulha de fronteira”, acrescentou.