metropoles.com

Jihadista que derrubou Assad se reúne com autoridades dos EUA na Síria

Durante encontro, autoridades dos EUA prometeram apoiar o novo regime na Síria, liderado pelo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/HTS
Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles - Foto: Divulgação/HTS

Em mais uma reunião como o novo líder da Síria, Abu Mohammed Al-Jolani recebeu uma delegação dos Estados Unidos para discutir o futuro do país após o fim do regime de Bashar al-Assad. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (20/12) na capital Damasco, no que marcou o primeiro contato pessoal entre autoridades norte-americanas e o governo provisório.

A delegação que conversou com o líder jihadista foi liderada pela secretária de Estado adjunta para Assuntos do Oriente Médio, Barbara Leaf. Ao lado dela estavam o ex-enviado especial dos EUA para a Síria, Daniel Rubistein, e o enviado de Washington para assuntos de reféns, Roger Carstens.

Depois do encontro, o grupo rebelde que derrubou Assad e montou um governo provisório afirmou que o lado norte-americano expressou “felicitações pela libertação da Síria”. Além disso, o Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) diz que os EUA se comprometeram a apoiar o novo regime.

Os diplomatas norte-americanos ainda deram um aceno positivo para Al-Jolani, e anunciaram a retirada da recompensa de US$ 10 milhões por informações ou prisão do novo líder do país. Por conta de sua ligação com a Al-Qaeda, que assim como o HTS é designado como uma organização terrorista por Washington, o líder rebelde era um dos nomes da lista do Programa de Recompensa por Justiça dos EUA. 

Segundo Leaf, a decisão de tira o nome de Al-Jolani da lista aconteceu depois de “mensagens positivas” vindas do líder do HTS durante a reunião em Damasco.

“Com base em nossa discussão, eu disse a ele que não iríamos prosseguir com a oferta de recompensa que está em vigor há alguns anos”, disse a diplomata, em entrevista após o encontro.

Antes da chegada de diplomatas para discussões na Síria, o governo dos EUA revelou que o país manteve “contato direto” com o grupo jihadista, que após derrubar Assad tenta conquistar apoio internacional – apesar de ser classificado como uma organização terrorista por diversos países.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?