Japão faz história ao se tornar o 5º país a pousar na Lua
Antes, apenas os EUA, antiga União Soviética, China e Índia já pousaram na Lua. O Japão atingiu este marco nesta sexta (19/1)
atualizado
Compartilhar notícia
O Japão, por meio da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa, na sigla em inglês), chegou à Lua nesta sexta-feira (19/1) e fez história. Com a missão completada com sucesso, o país é o quinto a pousar no satélite natural da Terra.
Apenas os Estados Unidos, antiga União Soviética, China e Índia haviam pousado na superfície lunar. No primeiro caso, astronautas norte-americanos chegaram a pisar no solo do satélite em 1972 — na famosa missão Apollo 17.
Agora, em 2024, o Japão atingiu este marco enviando o “módulo de pouso inteligente para investigar a Lua” (SLIM, na sigla em inglês), apelidado de Moon Sniper. A espaçonave tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura — ou seja, é bem compacta.
O Moon Sniper iniciou a descida por volta das 12h (horário de Brasília). Já a alunissagem — pouso lunar — ocorreu às 12h20, segundo a Jaxa.
Confira a transmissão aqui:
“Pouso mais preciso”
A Jaxa realizou o que chamou de “pouso mais preciso” da história. De acordo com a agência aeroespacial japonesa, a alunissagem foi realizada em Shioli — pequena cratera que teria se formado devido à atividade vulcânica antiga.