Japão: Familiares e amigos de Shinzo Abe prestam homenagens em funeral
O líder foi assassinado na última sexta-feira (8/7), durante um comício no oeste do país. Abe foi primeiro-ministro do Japão por 8 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Familiares e amigos do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe prestam homenagem ao político nesta segunda-feira (11/7), em funeral que ocorre na cidade de Tóquio, capital do país.
O líder foi assassinado na última sexta-feira (8/7), durante um comício no oeste do país. O criminoso foi detido e, segundo as autoridades policiais, utilizou uma arma artesanal para praticar o crime.
O velório ocorre um dia após o Partido Liberal Democrata (PLD), do qual abe fazia parte, vencer as eleições para o Senado, com 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta.
Conheça Shinzo Abe, ex-premiê morto enquanto discursava no Japão
Segundo agências internacionais de notícia, além de familiares e amigos do político, o funeral contou com participação de centenas de pessoas que admiravam o líder.
Na terça-feira (12/7), a família deve realizar outra cerimônia em homenagem ao político. O evento será privado.
O crime
O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe não resistiu após ser baleado durante um discurso de campanha eleitoral na cidade de Nara, na manhã de sexta-feira (8/7). Ele tinha 67 anos.
Yamagami Tetsuya, desempregado e ex-membro das Forças de Autodefesa Marítima do país, foi preso com a arma na mão, logo após o atentado. Sem fornecer maiores detalhes, o homem disse aos policiais que estava “insatisfeito” com o ex-premiê e que queria matá-lo.
Shinzo Abe estava em Nara fazendo campanha antes da eleição de domingo (10/7) para a Câmara Alta do Parlamento, quando, às 11h30 (horário japonês), um homem se aproximou e atirou contra ele. “Esse ato de barbárie não pode ser tolerado”, afirmou o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.