metropoles.com

Japão: Familiares e amigos de Shinzo Abe prestam homenagens em funeral

O líder foi assassinado na última sexta-feira (8/7), durante um comício no oeste do país. Abe foi primeiro-ministro do Japão por 8 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Franck Robichon/Pool/Anadolu Agency via Getty Images
Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe
1 de 1 Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe - Foto: Franck Robichon/Pool/Anadolu Agency via Getty Images

Familiares e amigos do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe prestam homenagem ao político nesta segunda-feira (11/7), em funeral que ocorre na cidade de Tóquio, capital do país.

O líder foi assassinado na última sexta-feira (8/7), durante um comício no oeste do país. O criminoso foi detido e, segundo as autoridades policiais, utilizou uma arma artesanal para praticar o crime.

O velório ocorre um dia após o Partido Liberal Democrata (PLD), do qual abe fazia parte, vencer as eleições para o Senado, com 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta.

Conheça Shinzo Abe, ex-premiê morto enquanto discursava no Japão

Segundo agências internacionais de notícia, além de familiares e amigos do político, o funeral contou com participação de centenas de pessoas que admiravam o líder.

Na terça-feira (12/7), a família deve realizar outra cerimônia em homenagem ao político. O evento será privado.

O crime

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe não resistiu após ser baleado durante um discurso de campanha eleitoral na cidade de Nara, na manhã de sexta-feira (8/7). Ele tinha 67 anos.

Yamagami Tetsuya, desempregado e ex-membro das Forças de Autodefesa Marítima do país, foi preso com a arma na mão, logo após o atentado. Sem fornecer maiores detalhes, o homem disse aos policiais que estava “insatisfeito” com o ex-premiê e que queria matá-lo.

Shinzo Abe estava em Nara fazendo campanha antes da eleição de domingo (10/7) para a Câmara Alta do Parlamento, quando, às 11h30 (horário japonês), um homem se aproximou e atirou contra ele. “Esse ato de barbárie não pode ser tolerado”, afirmou o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?