metropoles.com

Japão diz que avião militar chinês invadiu espaço aéreo: “Ameaça”

Denúncia de incursão no espaço aéreo é a primeira da história entre os dois países e eleva tensão entre Japão e China

atualizado

Compartilhar notícia

VCG/VCG via Getty Images
Foto colorida da aeronave de transporte Y-9, na província de Guangdong, na China, em 2022 Japão - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da aeronave de transporte Y-9, na província de Guangdong, na China, em 2022 Japão - Metrópoles - Foto: VCG/VCG via Getty Images

De acordo com o Japão, uma aeronave chinesa de inteligência militar entrou em seu espaço aéreo territorial nesta terça-feira (27/8) – noite de segunda no horário de Brasília.

Essa é a primeira vez que Tóquio acusa a Força Aérea do Exército de Libertação Popular de violação.

O Ministério da Defesa japonês afirma que a aeronave chinesa, um avião de reconhecimento Y-9, voou, por cerca de dois minutos, sobre as Ilhas Danjo. Caças da Força Aérea de Autodefesa seguiram para o local, mas nenhum confronto com o avião chinês foi relatado.

“A violação do nosso espaço aéreo por parte de um avião militar chinês não é apenas uma grave violação da nossa soberania, mas também uma ameaça à nossa segurança e é totalmente inaceitável”, declarou o porta-voz japonês Yoshimasa Hayashi.

Segundo ele, embora esse tenha sido o primeiro incidente relatado de violação do espaço aéreo japonês pela China, as atividades militares da China nas proximidades do país “tendem a se expandir e se tornar cada vez mais ativas.”

Lin Jian, porta-voz da diplomacia chinesa, afirmou que as “autoridades chinesas competentes estão investigando e verificando” a denúncia.

Aumento da tensão entre Japão e China

Em 2012, um avião de vigilância marítima chinês entrou no espaço aéreo ao redor das Ilhas Senkaku, controladas pelos japoneses e reivindicadas pela China.

2017, um drone lançado de um navio da Guarda Costeira da China repetiu o ato, de acordo com o governo japonês.

A denúncia de incursão no espaço aéreo japonês, nesta terça-feira (27/8), eleva essa tensão a um nível ainda maior, já que essa é a primeira vez que uma invasão aérea no território japonês é atribuída a um avião militar chinês.

Qualquer incidente entre japoneses e chineses nas Senkakus aumenta o risco de um conflito mais amplo devido ao tratado de defesa mútua dos japoneses com os Estados Unidos, observam analstas ouvidos pela CNN.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?