metropoles.com

Jacob Zuma renuncia à presidência da África do Sul

Ex-presidente foi intimado pelo seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), a deixar o cargo em meio a denúncias de corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
Jacob Zuma, ex-presidente da África do Sul
1 de 1 Jacob Zuma, ex-presidente da África do Sul - Foto: DIVULGAÇÃO

Intimado pelo seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA), a deixar o cargo em meio a denúncias de corrupção e à perda do apoio da cúpula da legenda, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, renunciou nesta quarta-feira (14/2).

A cúpula da sigla determinou, na terça-feira (13), ao presidente que renunciasse ao cargo, a pouco mais de um ano das eleições gerais de 2019. A pressão sobre Zuma, envolvido em diversas denúncias de corrupção, aumentou depois da troca no comando do CNA, agora a cargo de Cyril Ramaphosa, rival de Zuma.

O confronto interno do partido, que perdeu a aura heroica do passado em razão de denúncias generalizadas de corrupção, paralisou a África do Sul. Antes blindado pelo CNA apesar das denúncias da oposição, Zuma viu-se isolado após a chegada de Ramaphosa ao cargo.

Na conferência geral do partido, em dezembro, Ramaphosa, que desde 2014 é o vice-presidente do país, foi eleito para suceder Zuma no comando do CNA. Na ocasião, ele derrotou a ex-mulher de Zuma, Nkosazana Dlamini-Zuma, apoiada pelo presidente na disputa.

Desde então, Ramaphosa e seus aliados vinham pressionando Zuma para entregar o cargo, apesar de seu mandato só acabar em meados de 2019. Na avaliação dessa facção, o novo presidente do CNA deve assumir o comando do país o quanto antes, para reconstruir o partido e reconquistar eleitores decepcionados com os frequentes escândalos de corrupção e resultados ruins na economia que marcam a era Zuma.

Partidos da oposição também pressionavam pela saída de Zuma, mas preferiam que as eleições do ano que vem fossem antecipadas, em uma aparente tentativa de capitalizar o descontentamento geral com o CNA. A oposição também defendia a antecipação da votação de uma nova moção de desconfiança contra Zuma no Parlamento, que estava marcada para o dia 22.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?