Já é 2022 na Austrália e Nova Zelândia. Veja cenas das comemorações
A variante Ômicron da Covid-19 se espalhou pela Europa e obrigou o continente a impor restrições na virada do ano
atualizado
Compartilhar notícia
Nova Zelândia e Austrália já celebraram o Réveillon 2022 com shows de luzes e fogos em Auckland e Sydney, respectivamente.
Na Nova Zelândia, a festa foi chamada de “Auckland está chamando”, em razão de o país ser um dos primeiros do mundo a comemorar o Ano-Novo.
Já na Austrália, ocorreram duas queimas de fogos: uma menor, às 21h, e outra à 0h. As duas tiveram como cenário a área da Opera House, em Sydney, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Restrições pela Covid-19
A variante Ômicron da Covid-19 se espalhou pela Europa e obrigou o continente a impor restrições na virada do ano. No Vaticano, por exemplo, o papa Francisco cancelou a tradicional visita ao presépio na Praça de São Pedro.
Na Espanha, comemorações públicas foram canceladas em grande parte das cidades, com exceção de Madri, onde deve ocorrer uma celebração destinada a 7 mil pessoas. Em 2019, a festa foi limitada a 18 mil pessoas.
Na França, que superou 200 mil novos contágios diários, as baladas manterão as portas fechadas por tempo indeterminado.
Brasil
No retorno do Réveillon à cidade do Rio de Janeiro após dois anos, a orla não terá os tradicionais shows com artistas famosos. Ainda em meio à pandemia de Covid-19, apenas a queima de fogos e um som com DJ virtual serão as atrações em diversos pontos da cidade. Nesse cenário, os quiosques ganharam protagonismo na virada de 2022.
Espalhados em 34 quilômetros da orla carioca, os quiosques foram liberados para fazer festas durante a noite de Réveillon. Dos 309 estabelecimentos credenciados pela Orla Rio, cerca de 70% estarão abertos para promover diversão ao público.
São 10 bairros com queima de fogos: Copacabana, Barra da Tijuca, Recreio, Flamengo, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Bangu, Praia de Sepetiba, Parque Madureira e a Igreja da Penha.
Diante do temor pelo avanço da Covid-19, várias capitais do país decidiram pelo cancelamento das festas de Réveillon ou optaram pela não realização das tradicionais queimas de fogos.
Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Natal, Fortaleza, Salvador, Aracaju, Recife, Porto Velho, João Pessoa, Palmas, Teresina, Recife, Belém, Maceió, Macapá, São Luís, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis aderiram aos cancelamentos. Em Brasília, também não haverá queima de fogos.
Curitiba, Belo Horizonte e Teresina manterão a “tradição” de não promoverem Réveillon, conforme já registrado em anos anteriores.
Outras capitais, como Florianópolis e Recife, também decidiram não promover shows, mas não alteraram a programação da queima de fogos.